Profissionais de saúde serão capacitados para realizar teste do pezinho

A Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, em parceria com APAE Salvador, oferece nos dias 08 e 09 denovembro, um treinamento para a realização do teste do pezinho no município. O curso vai capacitar 54 técnicos, 14 enfermeiros e 78 agentes comunitários de saúde de São Francisco do Conde, das 8h às 16h, na Câmara Municipal de Vereadores.
O objetivo do curso é descentralizar a coleta de sangue para a realização do exame em crianças recém-nascidas e, desta forma, agilizar os resultados e quantificar os menores com anemia falciforme. Com a capacitação, além da APAE São Francisco do Conde (anexo do Convento Santo Antônio), o exame passará a ser realizado também nas treze unidades de saúde da família do município (Baixa fria, Caípe de Baixo, Caípe de Cima, Campinas, Engenho de baixo, Jabequara, Monte Recôncavo, Muribeca/Socorro, Nova São Francisco, Paramirim, São Bento, Santo Estevão, Colmonte).
Teste do Pezinho - Toda criança nascida em território nacional tem direito gratuitamente à triagem neonatal (Teste do Pezinho). O objetivo é detectar doenças que podem causar sequelas graves ao desenvolvimento e crescimento da criança.
O teste do pezinho deve ser feito entre o 3º e o 30º dia após o nascimento do bebê, sendo o ideal entre o 3º e o 7º dia de vida. O exame prevê o diagnóstico de quatro doenças: Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Hemoglobinopatias e Fibrose Cística.